O treino intervalado tem como objetivo melhorar a velocidade do atleta, resistência aeróbia e anaeróbia, potência e tolerância ao lactato.
A duração e intensidade de cada estímulo e principalmente o tempo de recuperação vai depender do objetivo a ser alcançado com o treinamento. Estímulos com esforço máximo, que tenham o objetivo de melhorar a potência anaeróbia, devem ser mais curtos e necessitam de recuperação completa e mais longas para que o atleta consiga fazer novamente seu 100% nos outros "tiros". Caso contrário o esforço máximo não será atingido novamente perdendo assim o objetivo proposto no treino.
Intervalados com objetivo de resistência anaeróbia e tolerância de lactato podem ter intervalos de recuperação um pouco mais curtos mas sem prejudicar o rendimento do ciclista nos outros estímulos.
Todos esses treinos são bem complexos e exigem uma análise detalhada do planejamento de treinamento do atleta para que o tempo de duração dos estímulos, sua recuperação e a periodicidade dos treinos. possam ser aplicados da melhor forma possível.
Fazer qualquer treino sem saber qual o objetivo dele dentro do planejamento, perde todo o propósito do treinamento. O uso de um frequencímetro também é indispensável para melhor monitoramento do treinamento.
Consulte em http://www.pontodoatleta.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário