terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Definições de Resistência

A resistência está relacionada ao tempo em que o indivíduo suporta desempenhar uma atividade com determinada intensidade, ou seja, o indivíduo não se fadiga com facilidade ou pode até trabalhar em estado de fadiga.


A resistência depende de diversos fatores, tais como a velocidade, força muscular, habilidades técnicas para executar os movimentos com eficiência, a capacidade de utilizar economicamente os potenciais fisiológicos e o estado psicológico ao se executar uma atividade.


De acordo com as necessidades do treinamento, podemos dividir a resistência em dois tipos:


- Geral: é a capacidade de desenvolver uma atividade por um tempo prolongado, envolvendo muitos grupos musculares e sistemas (SNC, neuromuscular e cardiorrespiratório). ↑duração, ↓intensidade.


- Específica: depende das particularidades de cada desporto, com seus movimentos específicos e muitas repetições. ↓duração, ↑intensidade.




Para desportos cíclicos, a classificação a seguir é sugerida com freqüência.


- Resistência de longa duração: é requerida por desportos que duram por mais de 8 minutos. A energia é suprida quase que exclusivamente pelo sistema aeróbio, o que envolve o sistema cardiovascular e respiratório. O suprimento de oxigênio é determinante para um bom desempenho, pois a capacidade vital e o volume minuto do coração são fatores limitantes para altos desempenhos atléticos.


- Resistência de média duração: eventos com duração entre 2 a 6 minutos. A intensidade é maior que a resistência de longa duração. A demanda de oxigênio não é suficiente para suprir as necessidades do corpo, desenvolvendo um débito de oxigênio. A energia produzida pelo sistema anaeróbio é proporcional a magnitude da velocidade.


- Resistência de curta duração: refere-se a desportos realizados entre 45 segundos e 2 minutos. Para estes tipos de desportos, os processos anaeróbios participam intensamente no suprimento de energia para desempenhar as atividades. A força e a velocidade são fatores determinantes na produção de grandes resultados. O débito de oxigênio é alto.




- Resistência de velocidade: é a resistência dos atletas à fadiga sob altas intensidades. A maior parte da atividade é executada em apnéia, exigindo do atleta alta velocidade e máxima força.

Um comentário:

  1. Boas Definições, utilizei seu artigo como forma de concluir um trabalho sobre treinamento desportivo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...