O atleta mineiro Ivan Resende já está com a equipe em Piracicaba pronto a competição.
A quarta edição do Giro Internacional do Interior de São Paulo já tem datas e o roteiro definidos. A corrida tem início no dia 15 e termina no dia 19 de março.
O evento terá como sede a Estância Turística de Barra Bonita, a 278 km de São Paulo, e será disputada em um prólogo e mais quatro etapas, com um total de 462 quilômetros de percurso.
O evento vai contar com as 10 primeiras equipes do ranking nacional e também três equipes vindas da Argentina, uma do Paraguai e outra dos Estados Unidos. A corrida também está com as inscrições abertas para equipes interessadas que não estejam ranqueadas.
O Giro Internacional do Interior de São Paulo é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional), com graduação 2.2 UCI.
A corrida é uma boa oportunidade para que nossos ciclistas marquem pontos que serão úteis na classificação para os mundiais e para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
O evento terá como sede a Estância Turística de Barra Bonita, a 278 km de São Paulo, e será disputada em um prólogo e mais quatro etapas, com um total de 462 quilômetros de percurso.
O evento vai contar com as 10 primeiras equipes do ranking nacional e também três equipes vindas da Argentina, uma do Paraguai e outra dos Estados Unidos. A corrida também está com as inscrições abertas para equipes interessadas que não estejam ranqueadas.
O Giro Internacional do Interior de São Paulo é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional), com graduação 2.2 UCI.
A corrida é uma boa oportunidade para que nossos ciclistas marquem pontos que serão úteis na classificação para os mundiais e para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Prólogo noturno
A principal novidade para 2011 é o novo local e horário do prólogo, que terá a largada e chegada em frente à antiga rodoviária. O trajeto escolhido é a Avenida Pedro Ometto, bem no centro de Barra Bonita, ao lado do Rio Tietê. A concentração será a partir das 18 horas, com largada às 19 horas e previsão de término para às 20 horas.
“Optamos pela realização do prólogo noturno no centro da cidade para que o público conheça melhor e prestigie nosso esporte”, afirmou o organizador André Pullini, ciclista da equipe de Americana e se desdobra entre os preparativos do evento e os treinos para disputar a prova. No ano passado, Pullini terminou em quarto lugar na classificação geral na corrida.
Outra alteração para 2011 será na última etapa, que não terá mais o circuito urbano em Barra Bonita.
A boa notícia para a corrida é o estado das estradas da região por onde vai passar a prova. Todas as estradas tiveram o piso recapeado e estão perfeitos para o ciclismo.
Etapas
15/03 – 19h – Prólogo – Contrarrelógio – 1.100 metros
16/03 – 9h – Etapa 1 – Barra Bonita –Macatuba –Mineiros -Barra Bonita – 122km
17/03 – 9h – Etapa 2 – Bocaina- Itapuí- Garapuã- Bocaina – 118km
18/03 – 9h – Etapa 3 – Igaraçu do Tietê –Agudos- Igaraçu do Tietê – 152km
19/03 – 9h – Etapa 4 – Barra- Macatuba– Barra- Macatuba– Barra Bonita – 69km
Prova Internacional
O Giro do Interior de São Paulo foi disputado pela primeira vez em 2008 com 70 ciclistas. No ano seguinte ganhou mais volume e reuniu 90 competidores. O bom trabalho dos organizadores garantiu ao evento o convite da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para subir de classe e se tornar internacional.
Ao todo, mais de 70 pessoas vão trabalhar no evento. Uma corrida como o Giro do Interior de SP envolve comissários internacionais e nacionais, policiais batedores em motos, policiais militares e rodoviários, agentes do DER, funcionários da concessionária Rodovia do Tietê, montadores de estrutura e jornalistas de diversos veículos.
Relevo desafiador
A competição vai passar por estradas vicinais com bom piso e por avenidas de Barra Bonita e de cidades vizinhas como Igaraçu do Tiete, Macatuba, Borebi, Itapuí, Mineiros do Tietê, Agudos, Bocaina e Garapuã.
O Giro do Interior de São Paulo tem como principal característica as etapas disputadas num terreno conhecido no jargão ciclístico como “rompe pernas”, ou seja, as disputas na estrada serão num relevo do tipo sobe e desce. Embora não haja serras longas, a alternância contínua de subidas e descidas é um complicador para o pelotão.
“É uma prova com subidas, mas não é necessário ser escalador para vencer. É uma prova para aqueles que estão em boa forma física. São subidas curtas que exigem muita força. Há subidas duras antes das chegadas e o pelotão costuma se quebrar. Há também o vento lateral, que sopra forte em algumas etapas e complica a vida de todos”, explicou André Pullini.
Sobre Barra Bonita
Desde 1964, a cidade ostenta o título de “Cidade Simpatia” e atualmente conta com pouco mais de 35 mil habitantes (Censo IBGE 2005).
Rodeada por gigantescas plantações de cana-de-açúcar, a Estância Turística de Barra Bonita foi fundada em 1883 e fica a 278 km da capital São Paulo.
Entre os principais atrativos turísticos da cidade está a Eclusa de Barra Bonita, que foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente. Eclusa é uma espécie de elevador para grandes embarcações. A de Barra Bonita tem 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível.
A quarta edição do Giro Internacional do Interior de São Paulo tem os patrocínio do Banco do Brasil, o banco do ciclismo brasileiro, e da Estância Turística de Barra Bonita, com o apoio da Policia Militar e Rodoviária do Estado de São Paulo, DER (Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo), Prefeitura Municipal de Bocaina, Prefeitura Municipal de Itapuí, Prefeitura Municipal de Macatuba, Prefeitura Municipal de Igaraçu do Tietê, Prefeitura Municipal de Borebi, Prefeitura Municipal de Agudos, Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê e Classificados Bikemagazine. A realização é da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário