Treino intervalado é um treino em que o atleta intercala momentos de esforço com momentos de recuperação.
Muitos chamam de tiros porém acham que tiros são sprints de curta duração. Então sejam tiros ou intervalados, os treinos podem ser feitos de várias maneiras com vários objetivos.
Em treinos onde são feitos tiros de aproximadamente 5 minutos máximos, o atleta consegue trabalhar próximo do seu VO2máx, então é um ótimo treino para melhorar seu VO2"max". Isso considerando que seja dado uma recuperação completa entre cada estímulo, caso contrário, a partir do 2º estímulo, você irá trabalhar outra capacidade.
Qualquer treino intervalado, mesmo que seja de tiros com o mesmo tempo de duração, se tiverem tempo de recuperação diferentes, muda-se totalmente o foco a ser alcançado.
Por exemplo, se você fizer tiros de 30 segundos máximo, máximo mesmo, você estará fazendo um grande treino para melhorar sua "potência" anaeróbia, caso dê uma recuperação completa. Porém se você der apenas 2 ou 3 minutos de recuperação, o que não é suficiente para uma recuperação completa, a partir do 2º tiro a potência será muito menor que no 1º, consequentemente a potência máxima não é mais trabalhada. Você estará assim treinando sua resistência anaeróbia.
Concluindo, treinos intervalados são os melhores para melhoria de desempenho, porém deve-se saber qual objetivo a ser alcançado para que o atleta treine o que ele quer melhorar, e não treinar de forma aleatória.
O treinamento, seja de que forma for feito, irá trazer melhoras. Não existe o certo ou o errado, mas existe o treino que irá estimular de forma mais adequada cada objetivo. Como mostrei, uma simples mudança no "tempo de recuperação", pode caracterizar o treino como de um velocista de pista ou de um passista de estrada.
Por
Ricardo Alcici
Simples e objetivo, exatamente o que eu queria saber. Obrigado e um abraço Ricardo!
ResponderExcluir