sábado, 25 de setembro de 2010

Treinamento de Velocidade

Quando falamos em treinamento de velocidade nos referimos as prova de velocidade em pista, porque são provas que exige 100% da velocidade do atleta diferentemente do sprint de rua onde o atleta precisa ter características de resistência também.

É quatro o número de provas para velocistas em velódromo. Velocidade individual, velocidade por equipes, Keirin e KM contra relógio(não mais em olimpíadas).

Todas elas requerem do atleta grande capacidade de força, potência, velocidade e resistência de velocidade.


Velocidade por equipes Campeonato Nacional Britânico

O treinamento para essas modalidades é complexo e exige planejamento bem detalhado. Além dos treinos com a bicicleta específica de pista, treinos de musculação são indispensáveis.

Na musculação o atleta irá buscar melhorar seus níveis de força que são de grande importância para a melhora da velocidade. A programação vem desde séries de 12-15 repetições até treinos de força máxima que consiste em efetuar 2 a 3 repetições com a maior carga possível. Treinos que potencializam a explosão também são feitos na musculação. 40-50% do treinamento de um velocista é feito na musculação.



Velocidade Individual Campeonato Nacional Britânico

Na bicicleta, o atleta precisa desenvolver as capacidades específicas da prova de forma periodizada dentro de seu planejamento como força, potência, velocidade máxima e resistência de velocidade.

Ainda não temos grande tradição na modalidade. Apenas em SP essas provas acontecem com maior freqüência, mas o país ainda carece de estrutura e planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...