quarta-feira, 9 de março de 2011

Melhorando o "Sprint" final

Vimos na matéria anterior os tipos de sprints. Vamos agora abordar alguns pontos sobre o treinamento para aprimorar o sprint final em corridas de resistência.
Primeiramente devemos ter consciência que um grande velocista deve ter características de velocista, digo geneticamente. Mas um treinamento correto e individual irá estimular a melhora do sprint em qualquer atleta.

O atleta que quer chegar no final de uma corrida de rua e conseguir ainda grande explosão na chegada precisa ter algumas características bem treinadas. Primeiro boa resistência para que ele chegue o menos desgastado possível ao final da prova. E para conseguir um bom sprint ele deve ter força, explosão e velocidade.

Força de explosão é capacidades que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível (Harre,1976).

Força de resistência é a capacidade de resistir a fadiga do organismo em caso de performance de força de longa duração. (Harre, 1976)

O treinamento dessas capacidades é complexo e exige planejamento para que seja bem explorado. A força máxima é trabalhada na sala de musculação, a explosão na musculação e na bicicleta com treinos específicos, e a velocidade na bicicleta.

Cada capacidade dessas tem enorme importância para o aprimoramento do sprint bem como a conciliação com o treino de resistência. O planejamento correto e individual é o melhor caminho para fazer com que esse trabalho tenha resultados significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...