sexta-feira, 11 de março de 2011

Alimentação no Esporte

Uma dúvida constante entre os praticantes de atividades físicas além de um treinamento correto é sobre a alimentação. A alimentação é tão importante quanto ao treinamento realizado.
Durante o dia é importante que o atleta tenha um equilíbrio dos macros nutrientes que são os carboidratos, proteínas e lipídios. Eles devem inclusive ser distribuídos de acordo com o horário do dia em que a porcentagem de cada um deve ser maior em cada refeição. No café da manhã, por exemplo, e principalmente em um pré-treino, os carboidratos devem ser mais consumidos.
O intervalo de até 3-3hrs entre as refeições também são importantes de ser respeitados.


A alimentação para o treinamento é importante que seja de carboidratos simples como pães e banana antes e pós-treino. Isso porque o carboidrato simples tem absorção mais rápida evitando desconforto estomacal durante o treino e acelera a reposição glicolítica pós-treino.
A proteína uns 30 minutos após o treino é importante também porque ajuda na restauração muscular. Pode ser de derivados do leite ou carne magra.
Durante o treinamento, quando maior que 1 hora e dependendo do metabolismo do atleta, é indispensável que haja reposição de carboidratos e eletrólitos. Esse carboidrato deve ser também simples devido à rápida absorção. Pode ser maltodextrina e hidroeletrólitos. Nos treinos mais longos, a alimentação sólida é importante. Como frutas, pães e bananinhas. “Muitos atletas gostam de barra de cereais o que não acho conveniente devido a grande quantidade de fibras que atrapalha na absorção”.
Uma alimentação rica em frutas legumes e vegetais são também indispensáveis na alimentação balanceada.

Aguarde uma matéria sobre suplementação. Como e quando deve ser usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...