Vamos fazer uma série de matérias sobre sprints, mas antes de abordar sobre treinamento para melhorar o sprint, explosão, força, vou definir primeiro o que é um “sprint” e quais tipos de “sprints”.
Algumas definições:
- Sprint, no ciclismo de estrada, é uma disputa entre vários ciclistas no trecho final de uma etapa ou nas proximidades de uma meta intermediária.
- corrida de velocidade em curta distância.
A última definição é a mais correta para a fisiologia. É um esforço anaeróbio álatico(sem acumulo de lactato) que dure na faixa de 10-15segundos. Sendo assim o sprint no final de uma corrida mais longa não pode ser chamado de sprint como é usado em todo o mundo. Mas esse é o nome popular das eletrizantes disputas nos últimos metros de uma competição. Mas porque não seria um sprint?
De forma diferente acontece o sprint de Pista, são os velocistas. Atletas que tem uma enorme explosão e velocidade, mas não possuem boa resistência ao menos para chegar ao final de uma competição de rua. As provas de velocidade na Pista são totalmente ou praticamente anaeróbias aonde a explosão, velocidade máxima e força são predominates.

O velocista de Pista é mais forte devido ao treinamento que ele faz para desenvolver suas características de força, explosão e velocidade, enquanto o sprintista de rua é um pouco mais magro por causa do seu treinamento de resistência que ele faz além do de velocidade.
Chris Hoy
Mark Cavendish
Nenhum comentário:
Postar um comentário