domingo, 13 de novembro de 2011

Acidente no dia da estréia me tirou dos Jogos Abertos

Após uma grande e dedicada preparação, aperfeiçoamento em minha bicicleta, grande expectativa de bons resultados, tive uma péssima experiência nesses Jogos Abertos de 2011 que aconteceu essa semana em Mogi das Cruzes. Competição mais importante do ano para as equipes paulistas e atletas.

Sofri um acidente durante o aquecimento para a primeira prova do primeiro dia, a de Velocidade por Equipes. Mesmo com a pista toda fechada, um atleta abriu a grade de proteção e entrou com sua bicicleta no meio da Pista. Estava com a bicicleta de Pista e não tive como desviar apesar de não estar em alta velocidade. Me choquei com a bicicleta do atleta e fui ao chão batendo forte meu ombro.
Foi um momento muito triste pois fui obrigado a me retirar de ambulância para um hospital e a tão esperada prova ficou para trás. Foi constatado uma luxação acrômio-clavicular tipo III no meu ombro direito.


O médico em São Paulo disse sobre a necessidade de cirurgia, mas um médico em Belo Horizonte, no Hospital Ortopédico, achou que no meu caso um tratamento conservador, sem cirurgia, terá uma grande resposta.

Será 1 mês de repouso para os ligamentos se regenerarem junto a um tratamento de fisioterapia e segundo o médico, em 2 meses estarei totalmente liberado.

Então, desde já, estou começando minha preparação para a temporada de 2012. Na semana que vem retorno com treinos de perna na musculação e bike no rolo. O que for possível ser feito sem prejudicar a recuperação do ombro será feito com o intuito de fazer de 2012 uma temporada com grandes resultados.

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:1-5

3 comentários:

  1. Ricardo a alguns anos tive o mesmo problema no ombro direito não foi necessario cirurgia porem a recuperação e muito lenta e deve ser levada muito a serio porque um esforço desnecessario no momento errado, retrocedi toda a recuperação. Mais pela Graça temos o medico dos medicos com a cura, nosso Pai nosso Salvador. A PAZ irmão.Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Espero que se recupere rápido.
    Não é a primeira vez que tomo notícia de caso desses. Aquecimento é o momento mais perigoso das provas, especialmente de pista (ou pista no asfalto como foi seu caso. :D)
    Você vai fazer falta na pista. E estou começando a fazer uns treinos mais longos na pista, subindo mais na parede.

    Para recuperar, o ideal é fazer exercícios que alternam o tempo na fase de contração. Por exemplo, fazer séries com fase de contração concêntrica prolongada (6 segundos), ora prologando a fase excêntrica. Era esse tipo de exercício que fazia quando precisava recuperar de lesões na época que eu competia na natação. Tenho um artigo interessante sobre este método de recuperação. Mas está em inglês.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Renato. Estou com paciência. Iria tirar umas férias da bike nessa época mesmo, então fica mais fácil ter a tão difícil paciência.
    Vitório, logo espero voltar e vou treinar na Pista sim. Em março começa a temporada sendo que no final de março já tem o Brasileiro. Já fiz fisioterapia ontem é é justamente esses exercícios de 5seg, porém sem sentir dor. Esta indo muito bem! Preciso ficar com o ombro bem recuperado porque os treinos de membros superiores serão intensos tb!
    Forte abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...