segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Situação do Ciclismo Brasileiro

Segundo relatos de alguns atletas e expectadores, o Tour do Brasil foi muito bem organizado e de alto nível. Apesar de ter sido um sucesso, vejo ainda o Brasil estagnado no ciclismo. Essa prova já é bem organizada e já é um sucesso a alguns anos, mostrando que a anos o Brasil não cresce mais na modalidade.

Os patrocinadores estão investindo nas equipes dentro das possibilidades. Temos o Banco do Brasil apoiando a CBC mas não vemos ainda nenhuma grande mudança.



No ranking por nações da América desse ano, o Brasil terminou na quinta colocação, atrás de Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá, respectivamente. Se falarmos do ciclismo de Pista aí que a coisa é mais feia ainda. Temos bons ciclistas e boas equipes, mas o número de provas ainda é pequeno e assim o Brasil não consegue pontuar no ranking.

Nesse ano a equipe de Pindamonhangaba foi a campeã por equipes das Américas mas o Brasil não consegue ainda desfrutar desse resultado.

Ao meu ver, a mudança poderia começar com a formação de uma Seleção Brasileiro de Estrada e Pista em que os atletas treinassem periodicamente juntos e que estivessem ao menos 6 vezes ao ano competindo provas no exterior. Essa estratégia faria crescer o nível dos atletas devido a reciclagem de conhecimento em treinamento, aumentaria a pontuação do Brasil na UCI e novas portas de oportunidades se abririam.

Vamos seguir torcendo para que os projetos sejam concretizados e bem implantados. Que as autoridades da modalidade tenham boas estratégias e vontade para que esse quadro seja mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...