segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Overtraining

A pessoa começa a se exercitar, descobre os benefícios da atividade física, orgulha-se das mudanças no corpo e quer fazer cada vez mais. Depois de um tempo, no entanto, o rendimento cai, o cansaço fica maior e os resultados não são tão aparentes. Sem entender, ela pensa que está relaxando e intensifica seu treinamento: aparecem as dores e lesões. O erro foi cometido e é chamado de overtraining, o desequilíbrio entre o treinamento e a recuperação - uma síndrome antes restrita a atletas profissionais que atinge hoje até os freqüentadores de academias e corredores amadores.

O problema ocorre cada vez que o corpo é submetido a uma carga maior do que pode suportar. E os responsáveis, na maioria das vezes, estão na tríade formada por excesso de esporte, falta de descanso e alimentação inadequada. "Em busca de resultados rápidos ou, até mesmo, de objetivos muitas vezes impossíveis, há exagero nos exercícios. Somam-se a isso dietas restritivas e uma vida profissional e social intensas, na qual os períodos necessários de recuperação são quase sempre inadequados. Forma-se o quadro para o overtraining", afirma Fernando Torres, médico esportivo do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp e supervisor-geral da rede Fórmula Academia


. E as vítimas da síndrome não são só pessoas que fazem exercícios intensos ou durante muito tempo. Justamente por ser resultado de um desequilíbrio entre a prática e o repouso que o corpo necessita para se recuperar, o overtraining varia de pessoa para pessoa. Depende do preparo físico, da idade, da estrutura fisiológica, do intervalo entre as atividades e da alimentação. Além, é claro, do estado geral de saúde. Mesmo grupos de corridas ou de ciclismo precisam fazer uma planilha de treino individualizada. Não adianta obrigar todo mundo a seguir o mesmo treino, porque cada corpo vai reagir de um jeito. Quando alguém não consegue, não é porque é preguiçoso, mas porque está indo além do seu limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...