terça-feira, 21 de setembro de 2010

Treinamento e Sistema Imunológico

O exercício físico quando realizado regularmente é denominado treinamento físico. A intensidade do treinamento pode variar de acordo com a modalidade esportiva, mas em geral atletas de alto rendimento tendem a realizar períodos de treinamento intenso com o objetivo de melhorar sua performance esportiva. Exercícios intensos podem provocar prejuízos à saúde de atletas, devido a uma diminuição da funcionalidade do sistema imunológico, enquanto que o treinamento moderado pode trazer melhorias à saúde através de uma melhora do sistema imunológica. É bom lembrar que o treinamento intenso, porém bem estruturado, têm menor chance de diminuir a função do sistema imunológico do que o exercício físico intenso mal estruturado.


O sistema imunológico tem a função de combater microorganismos invasores, na remoção de células mortas e detritos celulares e no estabelecimento da memória imunológica. Um dos efeitos negativos mais encontrados em atletas com baixa imunidade é a susceptibilidade a infecções virais nos mesmo, especialmente as infecções do trato respiratório superior.

Atletas de alto nível e também os amadores que fazem atividade física buscando alto rendimento, além de buscarem um treinamento bem monitorado, precisam estar atentos a alimentação saudável, bom sono, períodos de recuperação e até cuidados com a higiene de forma geral para evitarem tais males.

6 comentários:

  1. Seu blog está ótimo.
    Parabéns.
    Mas para ficar com um layout mais bonito, está faltando a logo da Liga Mineira de Ciclismo.rssrsrssss
    Abraços,
    Frango

    ResponderExcluir
  2. muito bom esta materia, gostara de ler sobre treinamentos e alimentações antes ,durante e depois do treino .gosto de pedalar 100km na estrada qual seria minha alimentaçao durante, levo barra de cereais, banana, malktrestrina e meio pacote de biscoito maisena e bom!!! peso 80k e minha altura e 1,75.
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Vou planejar uma matéria desse assunto! Se precisar de algo entre em contato.
    Att

    ResponderExcluir
  4. Isto que vocês do blog do frango,fazer e muito importante e também produtivo para que esta começando .. PARABÉNS A TODOS DO BLOG ....
    PORQUE PEDALAR E SAÚDE ....
    CONTINUE COM ESTAS BOAS DICAS PARA QUE OS MAIS NOVOS DE CICLISMOS TENHA QUEM SE INSPIRAR RICARDO ALCICI BOM TRABALHO OTIMO DIA PARA TODO GALERA DAR PAMPULHA....NATIM FRANGÃO ESTO DOIDO PARA PEDALAR SO FALTA A BIKE....ATE MAIS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...