quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mude seus estímulos

Segunda descanso, terça e quinta treino de intensidade sem programação, quarta giro moderado, sexta descanso, sábado pelotão ou treino livre e domingo treino longo.


Esse é o "treinamento" se é que podemos chamar assim, que a maioria executa. Se não for assim é parecido e segue na mesma rotina toda semana, todo mês e o ano todo. Saiba que o mesmo treino também deixa sua performance na mesma!
O princípio da Variabilidade, também denominado de Princípio da Generalidade, encontra-se fundamentado na idéia do Treinamento Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento (GOMES da COSTA, 1996). Segundo Marcelo Gomes da Costa.

O que mais vemos hoje em dia são atletas executando sempre o mesmo treinamento. Nosso corpo é totalmente adaptável ao estresse que é submetido, assim, se não periodizar nosso treinamento e variá-lo, nossa performance também não irá mudar. 

“Quanto maior for a diversificação desses estímulos – é obvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade – maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performance.” (ibidem, 1996, p. 357).



Ricardo Alcici


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...