terça-feira, 16 de outubro de 2012

Treino de Potência - Saltos - Vídeo



No vídeo acima vemos o exercício que chamo e passo para meus atletas como "Saltos na escada". É o famoso treino de pliometria. Pode ser feito apenas com o peso do corpo ou com carga afim de dificultar  o exercício.

No segundo vídeo o exercício é feito no aparelho LegPress seguindo o mesmo princípio e objetivo.




Lembrando que o desenvolvimento da potência requer várias fases de treinamento.
Segundo FLECK & KRAEMER (1999), “potência é a velocidade em que se desempenha o trabalho”. Já para ZATSIORSKY (1999), “potência é a força dividida pela unidade de tempo”. 

Seguindo estas definições, várias formas de potência (que na verdade seguem o mesmo princípio) podem ser sugeridas dentro de determinados contextos e necessidades específicas como por exemplo: potência aeróbia, potência anaeróbia (lática e alática), potência muscular, potência explosiva, onde caberá analisar cada movimento e/ou esporte para seguir o princípio da especificidade e fazer uso da potência adaptada a sua condição ótima em cada caso. 

No ciclismo a potência de um atleta é super importante seja para as provas de estrada, quando acontecem os ataques e as chegadas e principalmente nas provas de velocidade em velódromo. 
O treinamento requer um bom planejamento para que se desenvolva essa capacidade de forma adequada e segura.

Ricardo Alcici
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...