quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cancellara - O melhor.

Vídeo de Cancellara no Mundial de Contra-Relógio 2009.


Mundial de Ciclismo Elite Masculino - Crono

O suíço Fabian Cancellara confirma o favoritismo e é tetracampeão mundial de Contra-Relógio com mais de 1 minuto de diferença pra o 2º lugar o britânico David Millar.

Infelizmente o Brasil não teve nenhum representante nessa prova. Teremos apenas um representante na prova de resistência, o atleta Murilo Fischer que integra atualmente a equipe americana Garmin.A prova de resistência será de 263 km e acontece no domingo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mundial de Ciclismo Feminino - Crono


Emma Pooley da Grã-Bretanha ganha seu primeiro Campeonato Mundial.
Seu tempo de 32:48.44 foi o melhor tempo feminino nos últimos 15 anos, em percurso de 22,9 km de contra relógio.


Mundial de Ciclismo Sub-23

O norte-americano Taylor Phinney sagrou-se campeão mundial de contra-relógio sub 23, nesta quarta-feira, na abertura do torneio em Melbourne. O ciclista confirmou o status de favorito e completou o percurso de 32.6 quilômetros em 42min50s.


Ainda hoje acontece a disputa do crono feminino e amanhã acontece o crono da Elite Masculino.
Na sexta, sábado e domingo acontecem as provas de resistência do Campeonato Mundial das categorias Sub-23, Feminino e Masculino respectivamente.

Velódromo de Belo Horizonte

Conheça o projeto do velódromo de Belo Horizonte próximo ao zoológico
Os responsáveis estão em constante contato junto as autoridades para que o projeto seja aprovado. Além de estimular o crescimento da modalidade trará muitos benefícios para a população em geral.

E com essa chuvinha heim! Ele será coberto!
Maiores informações: www.bh1.com.br




www.ricardoalcici.blogspot.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Velocidade por Equipes - Campeonato Mundial de Pista

Treinando duro para os Jogos Abertos de SP

Estão faltando cinco semanas para os Jogos Abertos de SP.

Eu e o Gomes, focados nos treinos de velocidade, estamos entrando na fase final de toda a preparação específica que vem sendo feita e nessa semana iremos para São Paulo para treinarmos junto com a equipe. A prova de velocidade por equipes requer muito entrosamento, por isso estaremos lá somente para treinar junto com o Wallassy, que completa o trio.

sábado, 25 de setembro de 2010

Treinamento de Velocidade

Quando falamos em treinamento de velocidade nos referimos as prova de velocidade em pista, porque são provas que exige 100% da velocidade do atleta diferentemente do sprint de rua onde o atleta precisa ter características de resistência também.

É quatro o número de provas para velocistas em velódromo. Velocidade individual, velocidade por equipes, Keirin e KM contra relógio(não mais em olimpíadas).

Todas elas requerem do atleta grande capacidade de força, potência, velocidade e resistência de velocidade.


Velocidade por equipes Campeonato Nacional Britânico

O treinamento para essas modalidades é complexo e exige planejamento bem detalhado. Além dos treinos com a bicicleta específica de pista, treinos de musculação são indispensáveis.

Na musculação o atleta irá buscar melhorar seus níveis de força que são de grande importância para a melhora da velocidade. A programação vem desde séries de 12-15 repetições até treinos de força máxima que consiste em efetuar 2 a 3 repetições com a maior carga possível. Treinos que potencializam a explosão também são feitos na musculação. 40-50% do treinamento de um velocista é feito na musculação.



Velocidade Individual Campeonato Nacional Britânico

Na bicicleta, o atleta precisa desenvolver as capacidades específicas da prova de forma periodizada dentro de seu planejamento como força, potência, velocidade máxima e resistência de velocidade.

Ainda não temos grande tradição na modalidade. Apenas em SP essas provas acontecem com maior freqüência, mas o país ainda carece de estrutura e planejamento.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bikes de Crono e Pista





Equipamentos aerodinâmicos

Dentre os fatores que podem afetar a performance no ciclismo, a aerodinâmica tem uma grande contribuição e vem sendo alvo do crescente avanço tecnológico em que vivemos.

Basicamente, a resistência aerodinâmica imposta ao movimento de um ciclista pode ser melhorada através de três variáveis: posição do ciclista enquanto pedala; dimensões e formato do quadro da bicicleta e modelos de rodas utilizadas (GREENWELL et al., 1995). Diversos estudos têm sido efetuados com o intuito de quantificação dos ganhos que os equipamentos aerodinâmicos podem causar.

McCOLE et al. (1990) estudaram o efeito de equipamentos aerodinâmicos sobre o gasto energético no ciclismo. Estes autores se interessaram especialmente pelas rodas e quadros aerodinâmicos e encontraram que um ciclista pedalando a 40 km.h é capaz de reduzir o gasto energético em 7 % pedalando com um quadro aerodinâmico, rodas fechadas, sendo a dianteira de menor diâmetro e guidão clip. Estes mesmos autores encontraram uma redução de aproximadamente 2-4 % no gasto energético quando utilizado outro tipo de roda aerodinâmica em relação às rodas tradicionais. Estas porcentagens são extremamente importantes, já que muitas vezes, a diferença entre o primeiro e o último colocado em provas de pista, por exemplo, é de 1-2 %.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Treinamento e Sistema Imunológico

O exercício físico quando realizado regularmente é denominado treinamento físico. A intensidade do treinamento pode variar de acordo com a modalidade esportiva, mas em geral atletas de alto rendimento tendem a realizar períodos de treinamento intenso com o objetivo de melhorar sua performance esportiva. Exercícios intensos podem provocar prejuízos à saúde de atletas, devido a uma diminuição da funcionalidade do sistema imunológico, enquanto que o treinamento moderado pode trazer melhorias à saúde através de uma melhora do sistema imunológica. É bom lembrar que o treinamento intenso, porém bem estruturado, têm menor chance de diminuir a função do sistema imunológico do que o exercício físico intenso mal estruturado.


O sistema imunológico tem a função de combater microorganismos invasores, na remoção de células mortas e detritos celulares e no estabelecimento da memória imunológica. Um dos efeitos negativos mais encontrados em atletas com baixa imunidade é a susceptibilidade a infecções virais nos mesmo, especialmente as infecções do trato respiratório superior.

Atletas de alto nível e também os amadores que fazem atividade física buscando alto rendimento, além de buscarem um treinamento bem monitorado, precisam estar atentos a alimentação saudável, bom sono, períodos de recuperação e até cuidados com a higiene de forma geral para evitarem tais males.

2010 MTB World Cup

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Grande Nibali

Em uma grande apresentação na última etapa, Nibali defende sua liderança na Vuelta da España com muita garra e é o novo campeão de 2010.

"A determinação de um atleta é fundamental para seu sucesso."

sábado, 18 de setembro de 2010

Deus me segurou hoje!

Hoje tive um grande livramento de Deus durante o treinamento.
Estava com o Gomes treinando velocidade com a "pisteira" na Av. Sarandi logo após a toca da Raposa sentido Ceasa. Quase no final de um dos tiros de 400mts, a aproximadamente 65km/h, o guidão do lado direito quebrou na minha mão. Me desequilibrei devido a grande força que estava fazendo e acabei indo para o meio da pista. Estava acabando de ultrapassar um carro que ao ver meu desequilíbrio jogou para a pista da esquerda. Consegui com a mão de Deus me equilibrar e nada me aconteceu. Foi só deixar a bike diminuir a velocidade aos poucos e dar Glórias a Deus.



"Bem aventurado é o homem cuja a força não se encontra nos próprios braços, mas que aprende a depender do Senhor"

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Treinamento de novos atletas de Ciclismo de Velocidade

As provas de Pista distribuem muitas medalhas em Olimpíadas, motivo este pelo qual a Inglaterra investindo alto na modalidade conseguiu subir muito no quadro geral de medalhas nas últimas olimpíadas.


Acredito que nos próximos anos o COB dará mais atenção a modalidade pressionando a CBC a organizar mais eventos e assim melhorar o nível técnico dos atletas até 2016.
Hoje já existe um incentivo por parte das equipes de SP porque nos Jogos do Interior das 4 provas de ciclismo 2 são de Velocidade. Assim os velocistas de Pista são valorizados e conseguem um bom espaço nas equipes.

Eu mais o atleta Jonatas Gomes que competimos pela equipe de Piracicaba/SP estamos em treinamento intensivo de velocidade para os Jogos Abertos que acontecem entre 3 e 7 de novembro em Santos/SP.

Gostaria de convidar os atletas, principalmente os mais jovens, que se interessarem pela modalidade a entrarem em contato comigo. O objetivo que tenho além de fazer crescer a modalidade no estado e formar alguns velocistas para integrarem em equipes paulistas e quem sabe participar de um processo de formação para 2016.

Fale com os amigos mais jovens que tiverem aptidão para sprints e força que se interessarem podem interagir mais conosco.

Ricardo Alcici
Campeão Brasileiro de Pista 2010
(31)8742-3503

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Copa Pampulha de Ciclismo



Aconteceu ontem aqui em Belo Horizonte a 3ª etapa da Copa Pampulha de Ciclismo na orla da Lagoa. Foi uma prova muito bem organizada pelo Frango da Liga Mineira e Pedal do Frango.
Contou com a equipe em peso da XPRO, alguns da CDC daqui de BH e Elétrica Gutierrez que é um patrocinador meu. Contou também com a Presença do Chicão Triatleta que andou muito, do Gabrielzinho Domeniconi que também tá voando e acabou em 3ºlugar, dentre outros.

A prova foi vencida pelo meu amigo Edgard que mostrou sua força no sprint vencendo Mackie no final. Gabriel foi 3º, o Baiano fez 4º e o Chicão 5º.

A prova foi marcada por uma fuga que saiu logo no início com um ataque do Chicão onde uns 10 atletas foram juntos. No meio da prova tiveram muitos ataques mas o Pedro sempre neutralizava.

Eu, desde a primeira arrancada no cone tive problemas com a marcha que estava pulando muito quando fazia força. Infelizmente tive que abandonar logo nos 5 primeiros minutos de prova.

A Copa teve também disputas emocionantes na Master, Open e MTB.

Parabéns Frango por mais uma grande prova.

Jogos Abertos de SP

Em Novembro acontece os Jogos Abertos de SP na cidade de Santos.
Os Jogos é a competição mais importante para as equipes de São Paulo. No ciclismo são 4 provas. Um de criterium que é a mais conhecida como circuito, outra de resistência que geralmente são 100km, e outras 2 de velocidade. A Velocidade individual e a por equipes.
Cada uma dessas 4 provas distribui pontos da seguinte forma. O 1º lugar conquista 10 pontos para sua equipe, o 2º 8, o 3º 6, depois 5, 4, 3, 2 e 1. Pontuando os 8 primeiros em cada prova. A equipe campeão é a que somar maior número de pontos no final.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...